1. Seja flexível. Guarde um lugar para um pouco de espontaneidade
nos seus planos de aula para aproveitar o “momento
certo para ensinar”.
nos seus planos de aula para aproveitar o “momento
certo para ensinar”.
2. Estabeleça rotinas, elas fazem maravilhas. Os jovens trabalham
melhor quando sabem aquilo que podem esperar,
enquadrados numa estrutura.
3. Experimente levar música ambiente para a sala de aula.
Talvez o ajude a criar a atmosfera adequada para uma dada
atividade de aprendizagem.
4. Motive os alunos a escreverem um diário — é uma boa
forma de desabafar sentimentos, expressar criatividade e,
ao mesmo tempo, praticar a escrita.
5. Sempre que puder, utilize uma estratégia interdisciplinar.
É assim que a vida real funciona. Na vida, as coisas acontecem
todas juntas, e não em compartimentos estanques.
6. Ensine os alunos a usarem técnicas de visualização, isto é,
a imaginarem. A visualização é uma forma de ensaio mental.
O que podemos imaginar, podemos realizar.
7. Planeje as aulas com maior grau de dificuldade para quando
os alunos estiverem mais livres. Desenvolver um tema difícil
às seis da tarde será pedir demasiado aos alunos.
8. Ensine os alunos a respeitarem e a protegerem o planeta e
os seus recursos. Para fazer as pazes com o ambiente, basta
uma geração de cidadãos ecologistas.
9. Aumente o vocabulário dos seus alunos — seja qual for a
disciplina que ensinar. As palavras representam poder, e o
professor deve dá-lo aos alunos.
10. Elogie os alunos em público. Critique-os em privado.
Nunca sujeite um jovem a uma humilhação em público. É
essa a queixa mais comum dos estudantes em todos os lados.
11. Ensine aos seus alunos que uma maneira de obter as
respostas certas é fazer as perguntas certas. Não existem
perguntas estúpidas — desde que reflitam um desejo sincero
de aprender.
12. Utilize o noticiário! Seja qual for a disciplina ou o ano
que ensinar, utilize os acontecimentos diários nas suas aulas.
Isso não só dá aos estudantes o hábito de se manterem
informados, mas também liga a turma ao mundo real.
13. Nunca dê a mesma matéria de maneira igual duas vezes.
Há sempre alguma coisa que pode melhorar ou se adaptar a
novas circunstâncias.
14. Conduza uma discussão com os seus alunos no fim de
cada unidade de ensino. O que correu bem? O que não resultou
em bom proveito? O que poderá tornar aquela unidade
melhor para futuros estudantes?
15. Não escolha “o aluno da semana”. Escolha um grupo de alunos por semana. Desse modo, todos poderão ser incluídos ao longo do ano. Ser elogiado não faz mal a ninguém, mas magoa ser deixado de fora! 16. Não esteja sempre pronto a criticar aquilo que os alunos leem. Ler alguma coisa é melhor do que não ler nada. 17. Aceite o fato de que os seus alunos possam ter ideias tão boas ou melhores do que as suas. Faça as coisas à maneira deles de vez em quando. 18. Deixe que os seus alunos o vejam estudar, ler e trabalhar com afinco. O seu exemplo diário é uma poderosa ferramenta de ensino. 19. Não subestime a maturidade dos seus alunos. Deixe-os tomar decisões proporcionais ao nível de bem-estar deles. Os professores devem dar espaço aos seus alunos, e não limitá-los. 20. Estruture o espaço da sala de aula de modo a poder movimentar- se e aproximar-se de todos os alunos. Tente uma forma de U. Ande por toda a sala. 21. Não castigue os alunos quando estiver zangado nem corrija testes quando estiver demasiado cansado. Os seus alunos merecem que você lhes dê o seu melhor. 22. Utilize histórias, debates e exemplos pessoais para ensinar responsabilidades básicas. Para a maior parte dos alunos, isso resulta melhor do que sermões. 23. Não penalize as crianças por serem crianças. A agitação e os porquês são comportamentos naturais, e não maus. 24. Ajude outros professores (particularmente os principiantes) sempre que sentir que a sua ajuda é útil. Vocês não são estrelas de cinema a competir pelos mesmos papéis. Há alunos suficientes para todos. 25. Não ensine isoladamente. Os bons professores aprendem uns com os outros. Trabalhe em rede ou em equipe. Arranje uma maneira de se ligar a colegas. Até os profissionais precisam de um grupo de apoio. 26. Estabeleça uma rede internacional. Já não há qualquer razão para um professor se sentir isolado. Utilize o e-mail e a Internet para trocar ideias com outros professores por todo o mundo. 27. Envolva todos os estudantes em projetos de aprendizagem dos serviços comunitários. Nas palavras de Marian Wright Edelman, “O serviço é a renda que pagamos por vivermos”. 28. Respeite aquilo que os pais sabem sobre os seus próprios filhos. Os professores nem sempre são quem sabe mais. 29. Seja desavergonhado! Copie aquilo que os melhores professores fazem e não se sinta culpado por isso. 30. Dê muita importância aos voluntários, ajudantes e substitutos. Sem eles, você não poderia trabalhar. 31. Não culpe o professor do ano passado dos problemas deste ano. Você não será recompensado por isso. Trabalhe com aquilo que tiver e dê o seu melhor. Os bons professores não precisam de desculpas. 32. Ouça os professores mais velhos, eles possuem sabedoria e experiência. Ouça os professores mais jovens, eles possuem exuberância e audácia. Ouça principalmente a si próprio, você é a única pessoa que sabe o que quer e pode fazer. 33. Não culpe a legislação dos seus problemas. Nada que o governo faça (ou não faça) o tornará um professor melhor. 34. Tenha a melhor aparência possível. Sentir-se-á melhor e ensinará melhor. Os homens e as mulheres de negócios “vestem- se para ter sucesso”. Por que não os professores? Você ficará surpreendido com o número de alunos que, todos os dias, reparam nos seus acessórios ou na sua indumentária. 35. Não atue como se estivesse sempre com pressa. Todas as crianças merecem alguém que tenha tempo para elas. 36. Mantenha-se atualizado sobre as novas tecnologias. Se for preciso, aprenda com os alunos. Se não entender de computadores, pode ser que a sua presença já não seja necessária na aula de hoje. 37. Quando não souber alguma coisa, admita e nunca hesite em pedir ajuda na hora em que precisar. É normal os professores terem falhas. Os estudantes sentem-se mais à vontade para aprender com seres humanos do que com deuses. 38. Tenha uma vida própria para além do ensino. Você merece tanto quanto os seus alunos. 39. Aprenda algo novo todos os dias. Os bons professores começam por ser bons estudantes. 40. Se os seus alunos estiverem confusos, pergunte a si próprio: “Quem estará a confundi-los?”. 41. Tenha em mente que o bom ensino é sempre um trabalho em progresso. Os tempos mudam. Os estudantes mudam. Os professores também devem mudar. Se ensinar amanhã como ensina hoje, deveria ter parado de ensinar ontem! 42. Atreva-se a ser diferente. Todos os professores deveriam ter um estilo próprio na sala de aula. 43. Lembre-se de que o primeiro passo para um ensino de sucesso é a sua simpatia! Preocupe-se com a sua presença. 44. Pense nos professores que mais o inspiraram. Você não pode ser igual a eles, mas pode encontrar maneiras de ser mais parecido com eles. 45. Pense nas coisas que o irritaram e o frustraram nos cursos da universidade. Evite cometer os mesmos erros com os seus alunos. 46. Se o ensino for, para você, só um emprego, você não é um verdadeiro professor, e sim apenas um técnico. A diferença está na paixão. 47. Observe os alunos ao entrar e ao sair da sala de aula. O rosto deles dir-lhe-á muito sobre o seu ensino. 48. Nunca perca a esperança. Um bom professor não pode ser pessimista. 49. Não pergunte se deverá aprender mais, pois não pode deixar de fazê-lo. Um bom professor nunca sabe o suficiente. 50. Congratule-se por ser professor. Não há nada melhor! Fonte: RAMSEY, Robert D. Dicas para Professores. Lisboa: Replicação, 1997. Retirado da Revista Construir Notícias. Robert D. Ramsey é educador e autor de vários livros nas áreas de auto desenvolvimento pessoal e profissional. |
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